Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Cidades Base Aérea de Natal conclui testes de bombas com o caça F-39 Gripen

 

A Base Aérea de Natal (BANT) foi palco, nas últimas duas semanas, de uma nova etapa do desenvolvimento do caça F-39 Gripen. A aeronave passou por ensaios voltados à validação da separação segura de bombas, com o objetivo de garantir um desprendimento previsível, estável e sem interferências na integridade do vetor.

A atividade integra o processo de ampliação das funcionalidades ar-solo do F-39 Gripen e faz parte da Operação Thor, conduzida no Rio Grande do Norte. Segundo o coordenador geral da operação, Coronel Aviador Alisson Henrique Vieira, a separação do armamento ocorre no momento em que o piloto aciona o botão de liberação, considerado um ponto sensível da missão. “Por vezes, podem ocorrer fenômenos aerodinâmicos que interferem neste processo e geram situações de insegurança ou até mesmo danos à aeronave. Por isso, tudo é minuciosamente analisado para a validação, permitindo prosseguir com segurança até a liberação para uso operacional”, explica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cidades Base Aérea de Natal conclui testes de bombas com o caça F-39 Gripen

  A Base Aérea de Natal (BANT) foi palco, nas últimas duas semanas, de uma nova etapa do desenvolvimento do caça F-39 Gripen. A aeronave pas...