Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Betto: “Cuba enfrenta a situação mais difícil nesses 67 anos de revolução”

 

 A crise energética em Cuba atingiu um patamar sem precedentes desde 1959 e compromete setores essenciais do país, como transporte, saúde e abastecimento de alimentos. O diagnóstico foi apresentado pelo escritor e religioso Frei Betto durante entrevista ao programa “O Dia em 30 Minutos”, ao descrever um cenário marcado por apagões prolongados, escassez de combustíveis e impactos diretos sobre a população.

Segundo ele, a combinação entre dificuldades internas e restrições externas empurrou o país para um momento crítico, em que medidas emergenciais se multiplicam, mas não conseguem oferecer uma solução estrutural. “A situação realmente é a mais difícil enfrentada nesses 67 anos de revolução”, declarou. 

O entrevistado atribuiu a deterioração atual ao bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos desde o início da década de 1960 e que, segundo ele, foi aprofundado em diferentes governos norte-americanos, incluindo o atual mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Cuba está bloqueada desde 1961, quando declarou o seu caráter socialista”, disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Betto: “Cuba enfrenta a situação mais difícil nesses 67 anos de revolução”

   A crise energética em Cuba atingiu um patamar sem precedentes desde 1959 e compromete setores essenciais do país, como transporte, saúde ...