Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Brasil e China reforçam cooperação para acelerar exportação de carne e soja

 

– Em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, Brasil e China avançam na construção de um protocolo bilateral voltado à certificação e à rastreabilidade de carne e soja, com o objetivo de fortalecer e acelerar as exportações para o país asiático. A Folha de S.Paulo teve acesso a detalhes da proposta, que prevê o reconhecimento formal de selos de sustentabilidade já adotados no Brasil, como a Carne Carbono Neutro e a Soja de Baixo Carbono.

A iniciativa busca criar um mecanismo de validação mútua para certificações ambientais e sistemas de rastreamento, alinhando metodologias de medição de emissões, uso do solo, manejo ambiental e bem-estar animal. Com isso, certificados brasileiros desenvolvidos pela Embrapa, como os selos Carne Carbono Neutro (CCN) e Carne Baixo Carbono (CBC), passariam a ter aceitação oficial por autoridades e empresas chinesas. A medida pode facilitar exportações, agregar valor aos produtos e reduzir barreiras não tarifárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Brasil e China reforçam cooperação para acelerar exportação de carne e soja

  –  Em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, Brasil e China avançam...