Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de abril de 2025

Rosário Carnaubais, e o seu líder Olavo Lacerda Montenegro

 

 O deputado Olavo Lacerda Montenegro, filho do proprietário rural com residência no Rosário comunidade do distrito de Carnaubais, na época município de Assú. Filho de Manoel Pessoa Montenegro e Maria Lacerda Montenegro. Nasceu no dia 25 de dezembro de 1920, viveu até os 10 anos de idade no Rosário, de onde saiu para estudar no colégio Diocesano Santa Luzia em Mossoró e posteriormente no colégio Marista em Natal. Em 1930, seu pai assumiu o 1º mandato de prefeito do Assú, oportunidade que mudaram-se do Rosário para fixar residência na zona urbana de Assú, voltando onde nasceu somente em período de férias. 


Olavo iniciou o curso de agronomia em Recife (PE), mas não concluiu regressando a sua cidade do Assú. Ingressou na vida pública elegendo-se deputado estadual em: 1958, 1962, 1966, 1970 e 1974. Depois sucedido por seu filho Manoel Pessoa Montenegro (Manuca). Deixou dois importantes legados na Pátria Várzeana, foi autor de duas leis emancipatória, criando o município de Carnaubais que emancipou-se do Assú, e o Alto do Rodrigues emancipando-se de Pendências. No final de sua carreira política, disputou o mandato de senador da República no ano de 1982, na campanha para governador de Aluízio Alves, marcando o retorno de Aluízio a vida pública em que ambos não obtiveram êxito. 


Rosário era na época a comunidade mais próspera da Várzea do Açu, com igreja, cemitério, escola e um forte comércio. Localizava-se ao Norte da Antiga cidade de Carnaubais a margem do rio Açu, em frente a cidade de Pendências de cima. Foi destruída pela grande cheia do ano de 1947. Hoje é um local deserto, você estando onde era a comunidade do Rosário, avista-se do outro lado do rio, a cidade de Pendências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lixo toma conta do distrito do Entroncamento

 Recebi no início da tarde de hoje (23 de abril), várias fotos no amontoado de lixo no distrito do Entroncamento. O remetente  pediu para nã...