Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

PGR denuncia Bolsonaro ao STF por tentativa de Golpe de Estado

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (18/2) o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) ocorre após uma força-tarefa da PGR analisar inquérito da Polícia Federal com mais de 884 páginas sobre as investigações que levaram ao indiciamento de 40 pessoas no total.

O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, considerou que o ex-presidente seria o líder de uma organização criminosa que atuou para planejar um golpe de Estado, que o manteria no poder, mesmo após derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022.

“Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um Golpe de Estado e da Abolição do Estado Democrático de Direito”, diz trecho de inquérito da PF, analisado por Gonet antes de oferecer a denúncia.

A PF, no documento, concluiu que o golpe liderado por Bolsonaro só não se concretizou por “circunstâncias alheias à sua vontade”. Entre elas, estaria a resistência dos comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, e do Exército, general Freire Gomes, em aderir ao plano.

Segundo as investigações da PF, Bolsonaro redigiu, ajustou e “enxugou” a chamada “minuta do golpe”, uma espécie de decreto que previa a intervenção no Poder Judiciário para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e convocar novas eleições.

O ex-presidente teria se reunido com o comandante do Exército Brasileiro à época, general Estevam Cals Theofilo, no dia 9 de dezembro de 2022, com o objetivo de organizar o apoio militar para consumar o golpe de Estado.

Arthur Menescal/Metrópoles

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vereador Mário César tem proposições aprovadas na câmara de Carnaubais

  O vereador Mário César (PSB) participou da segunda sessão ordinária da câmara municipal de Carnaubais, em que viu as suas duas proposições...